Dia Mundial da Água

Publicado em 26/03/2019 às 01h47

Homenagem ao Dia Mundial da Água
Coleta de Micro lixo na Restinga do Farol de São Tomé

O micro lixo se desenvolveu de forma silenciosa e letal em todo planeta, nossas atitudes irresponsáveis seguem destruindo a qualidade e a possibilidade do desenvolvimento da Vida, nos mais diversos modelos de ecossistemas em nosso orbe.
Não precisamos ir muito longe basta observar os números da Baía de Guanabara no município do Rio de Janeiro que, por exemplo, recebe todos os dias milhares de quilos e litros de todo tipo de resíduo que se possa imaginar, toda sua extensão encontra-se quase que totalmente imprópria e perigosa para a sobrevivência de sua diversificada e rica fauna marinha.

Os oceanos estão repletos de todos os tipos de lixo, micro lixo e poluição e a situação do micro lixo é ainda pior, pois é ele o responsável pela morte de milhões de animais marinhos todos os anos além de colocar em risco nossa própria saúde e sobrevivência. É bom lembrar que nos alimentamos de peixes e de diversas outras fontes de alimento provenientes e dependentes da água dos mares e dos oceanos, por exemplo, mais de 50% do oxigênio que respiramos vem de lá.  E nem precisa citar que tudo que comemos demanda de água para sua produção!

Alunos da Escola Jardim Encantado reuniram-se com Bodyboarders de Campos e do Farol para realizarem uma ação de coleta de micro lixo na restinga da praia do Farol de São Tomé neste sábado 23 de março.
Professores, Biólogos, Técnicos Ambientais e amigos participaram da ação em parceria com a ABNF e o INEA numa manhã de muita informação e lazer para todos.
Foram coletados mais de trinta quilos de lixo e micro lixo numa área de aproximadamente setecentos metros, e o que mais chamou a atenção de todos além da quantidade, foi o tipo de micro lixo encontrado, em sua maioria tampinhas de garrafas, canudos, pontas e filtros cigarro, copos, sacolas e resíduos de plásticos, garrafas plásticas e muito poliestireno (resíduos de caixas térmicas-isopor)
Observou-se que grande parte deste material parecia novo, como se houvesse sido descartado pouco tempo atrás provavelmente neste verão.

Soltura de Tamanduá Mirim

Nossas matas e florestas perdem grandes áreas de seus territórios todos os dias, seja pelas queimadas, seja para extração legal ou ilegal de madeireiras ou até mesmo pela crescente ascensão imobiliária, temos hoje uma diminuição assustadora dessas áreas que são de primordial importância pra a vida de diversas espécies nativas.

Desta vez essa fêmea de Tamanduá mirim teve bastante sorte, segundo relatos ela foi atacada por cães na cidade de Campos numa área que possui mata em suas adjacências. 
Após ser capturada foi levada pela equipe do GAM - GM até a sede da UENF onde ficou sob os cuidados da equipe do NEPAS que é coordenada pelo professor Leonardo Serafim.
Ela passou a noite sob observação e na manhã seguinte os agentes do GAM retornaram a UENF e levaram-na até a área do Parque Estadual Lagoa do Açú onde realizamos sua soltura.
Interessante ressaltar que na área do parque existe uma trilha de visitação pública chamada “Trilha do Tamanduá”, é possível avistá-los por lá e agora com a chegada desta nova e ilustre moradora quem sabe num futuro próximo possamos testemunhar o aumento do número de indivíduos de Tamanduás Mirins em nossa bela e preservada restinga.


O sucesso dessa operação se deu pelo empenho e disponibilidade dos Biólogos, Michelle Lundstedt, Natali Sturmer, Laura Camilo e Gabriel Uzai.
A equipe da Guarda Municipal com liderada pelo Supervisor Geelber, aos agentes, Clayton, Ramos e Alberto, ao Gustavo e Moraes do GOE e ao Ronildo do GAM
Aos Biólogos Adilson Júnior e Bruno Lemos Guarda Parques do INEA-PELAG, ao Biólogo e Ambientalista Hugo Pessanha.
A equipe Portal Local e GRC Ambiental Tales Andrade, Carlos Henrique e Tiago Braz. 

A Educação Ambiental é a única ferramenta capaz de reverter nossa situação, conscientizando a população em especial aos jovens e as crianças estamos reescrevendo nossa história.

Acreditamos na vida e no potencial das pessoas, somos capazes de viver com saúde através do esporte, respeitando o meio ambiente em harmonia com a natureza e com os seres vivos.
Essa é a mensagem do Projeto Kpaloa Eco Bodyboard!

Agradecemos a INTER TV-RJ pelo apoio e cobertura a Fundação Municipal de Esportes pelo suporte e sua equipe.
A Kpaloa, Pena, Loja Surf Store, Tendência Wood, Pousada das Garças, Óticas Precisão, 30’Pés Acessories, Bozó Pizzaria, Theboxbb.com, PELAG-INEA, Projeto TAMAR-Farol, Drogaria São Lucas, Sicoob Fluminense e Cerâmica São José.

Divulgação Inter TV-RJ Portal Local, Campos Tips, Portal do Farol, Like Bodyboard, GF Esportes, G80 Bodyboarding, Surf Farol, Meduxa Magazine, Ride It BB Magazine e Surf Guru.


Realização
ABNF - Associação de Bodyboarding do Norte Fluminense & GRC Ambiental.


 

voltar para ambiental

left show tsN fsN uppercase fwB|left tsN uppercase fwR|left show tsN uppercase fwR|c05||image-wrap|news c15|fsN fwR normalcase tsN|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase tsN|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner|left fwR tsN uppercase|news fl login fwR normalcase