Salvemos Tartarugas

Publicado em 02/03/2017 às 13h22

   A manhã desta quarta-feira de cinzas, (01.03) foi de muito brilho para nosso ilustre Bodyboarder Eric Poseidon.
   Eric estava em seu local de treinos, a praia de São Conrado localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e surfava no pico que também é conhecido como "Cantão" ou "Tubolândia".
   
Por volta das 08:00h ele avistou algo boiando no out side, percebeu ser uma tartaruga mas notou algo estranho, se aproximou e entendeu que ela também se aproximava nadando em sua direção, e que nadava de forma suave bem mansa como se pedisse a sua ajuda relatou Eric.
   
Logo após o primeiro contato ele viu preso em seu corpo e em suas nadadeiras dezenas de resíduos plásticos, além de cracas fixadas em seu casco e também muitas algas que com certeza dificultavam a sua locomoção.

   Ele removeu os plásticos, e o máximo das algas e das cracas do animal, percebeu então que logo nos primeiros momentos ela já nadava com mais força agilidade e fluidez, e foi nesse momento que seu amigo Bodyboarder e também fotógrafo Marcelo Farias chegou para ajudá-lo no auxílio ao quelônio e fazer esses belos registros que vemos nessas fotos.


   Observando as imagens é possível perceber vários tumores pelo corpo do pobre animal, provavelmente consequência da alimentação prejudicada por muitos químicos tóxicos que são ingeridos em sua "dieta" ao longo de sua difícil jornada de vida, somando ainda a péssima qualidade da água de nossos mares e oceanos.
   
Depois de uma verdadeira limpeza ele mergulhou mais fundo segurando firme em seu casco e a soltou em direção ao out side, ela nadou feliz e livre como a muito não conseguia.
Fica aqui uma bela lição de respeito e amor pela natureza, um exemplo do Eric Poseidon para todos nós de como se portar diante de situações tão inusitadas.

   Desta vez o "pouco' que ele fez com certeza salvou a vida deste indivíduo, mas quando algo parecido acontecer e você não souber o que fazer ou, o que fizer não surtir efeito, entre em contato com o IBAMA e relate a situação para que algo mais eficaz possa ser feito através dos profissionais do Projeto Tamar ou do órgão responsável de sua região.


   O alerta maior, a grande mensagem que tiramos dessa história que graças à  DEUS e a sagacidade do Eric teve um desfecho feliz sem dúvida é a de não mais sujar o nosso planeta, ruas, florestas, rios e onde quer que seja!
   
   Todo lixo depositado fora das lixeiras ou que não são devidamente coletados pelos garis uma hora chega em algum córrego, que por sua vez deságua num rio e que por fim chega ao mar!
   
   Se você não acha isso tão importante assim por não ser surfista ou por não gostar de praia lembre-se que você respira.
   
   Talvez você não saiba mas, estamos aqui pra esclarecer a você que, 50% ou mais do oxigênio do nosso planeta vem dos oceanos, produzidos pelas algas e pelos plânctons que são a linha básica da cadeia alimentar marinha, ou seja, querendo ou não você precisa cuidar e preservar nossos oceanos e sistemas costeiros, ou então não restará nada nem para princípios básicos como respirar.


   Parabéns pela atitude brilhante e inspiradora Eric Poseidon, temos orgulho de ser bodyboarders por termos companheiros tão responsáveis e dignos como você!

   Eric Poseidon é patrocinado por: Pena, GT Boards, Shab, Slab Hunters
   Membro interino e atuante do Movimento Salvemos São Conrado, um projeto que mobiliza pessoas e atua periodicamente na paia de São Conrado realizando ações como coleta de lixo, palestras, eventos, competições e oficinas no intuito de melhorar as condições da praia e consequentemente a qualidade d vida das pessoas!

   Abaixo confira uma galeria com algumas fotos da trajetória vitoriosa deste verdadeiro Water Man!

voltar para ambiental

left show tsN fsN uppercase fwB|left tsN uppercase fwR|left show tsN uppercase fwR|c05||image-wrap|news c15|fsN fwR normalcase tsN|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase tsN|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner|left fwR tsN uppercase|news fl login fwR normalcase